Emissão Renascença | Ouvir Online

Israel lança ofensiva terrestre em Gaza

17 jul, 2014

Objectivo desta nova fase da operação militar é destruir túneis utilizados pelo movimento palestiniano Hamas, segundo o Governo israelita.

Israel lança ofensiva terrestre em Gaza
Israel lançou esta quinta-feira à noite uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro e o ministro da Defesa deram ordem às forças armadas para iniciarem uma operação terrestre esta noite, anuncia um comunicado do Governo israelita.

O objectivo desta nova fase da operação militar é destruir túneis utilizados pelo braço armado do movimento palestiniano Hamas.

Israel não pretende derrubar o Hamas da liderança da Faixa de Gaza com esta incursão terrestre, disse um porta-voz militar israelita.

Hamas avisa para "consequências terríveis"
Um porta-voz do movimento palestiniano Hamas afirma que a operação terrestre israelita é “disparatada” e terá “consequências terríveis”.

Testemunhas citadas pela agência Reuters dão conta de disparos de artilharia pesada de Israel ao longo da fronteira com Gaza.

O Governo francês mostra-se muito preocupado com a ofensiva terrestre. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, pede contenção militar a Telavive para proteger os civis e evitar mais vítimas.

Esta quinta-feira, houve uma breve trégua de cinco horas, por razões humanitárias, para permitir que os habitantes de Gaza adquirissem mantimentos.

Após o fim da trégua de cinco horas negociada com a ONU, israelitas e palestinianos retomaram os bombardeamentos.

A nova guerra entre Israel e o Hamas começou há dez dias. Pelo menos, 230 palestinianos e um israelita morreram desde o início deste conflito.

A última invasão em larga escala da Faixa de Gaza foi realizada em finais de 2008 e durou cerca de três semanas. Na altura, morreram 1.400 palestinianos e 13 israelitas.

[notícia actualizada às 01h50]