Emissão Renascença | Ouvir Online

Ibéria vai dispensar quase 1.600 trabalhadores

14 jul, 2014

Trata-se de um novo programa de redução de pessoal, no que em Espanha é designado por Expediente de Regulação de Emprego (ERE), com base em saídas voluntárias.

A companhia de aviação espanhola Ibéria vai dispensar quase 1.600 trabalhadores, entre pilotos, pessoal de cabine e assistentes de terra.

A empresa tem a “intenção de iniciar um período de consultas em relação a um processo de despedimentos colectivos, que prevê uma redução do seu quadro até 1.581 pessoas”, segundo um comunicado.

A justificação é “introduzir mudanças estruturais permanentes em todas as áreas de negócio, com o objectivo de possa crescer de forma rentável no futuro”.

A imprensa espanhola assinala que se trata de um novo programa de redução de pessoal, no que em Espanha é designado por ERE, de Expediente de Regulação de Emprego, com base em saídas voluntárias da companhia, realçando que a companhia já abordou esta questão com os sindicatos no âmbito de negociações em Abril.

As notícias salientam também que este novo processo soma-se ao ERE já em vigor em relação a 3.141 efectivos, o qual já foi concretizado em 75%.

Fontes da companhia citadas nessas notícias dizem que o número de 1.581 pessoas para o segundo ERE é “um ponto de partida”, argumentando que é à medida que evolui o plano de aumento da produtividade que será possível avaliar qual o excedente de pessoal.

Este despedimento colectivo segue-se a outro em 2012. Na altura saíram 3.141 funcionários.