Emissão Renascença | Ouvir Online

Kerry promete dólares para Kiev e sanções para Moscovo

04 mar, 2014

Em Kiev, John Kerry diz que os Estados Unidos estão prontos para aplicar sanções numa questão de dias e não de semanas.

Kerry promete dólares para Kiev e sanções para Moscovo
O secretário de Estado americano, equivalente ao ministro dos Negócios Estrangeiros, chegou esta terça-feira a Kiev com promessas de apoio financeiro e logístico para o novo Governo ucraniano.

Mas o secretário de Estado chegou também armado de retórica dirigida a Moscovo. Horas depois de Vladimir Putin ter avisado que quaisquer sanções contra o seu país seriam contra-produtivas, Kerry não só manteve a ameaça como disse que os EUA estão prontos para aplicar sanções numa questão de dias e não de semanas.

À chegada a Kiev John Kerry anunciou que os Estados Unidos vão disponibilizar mil milhões de dólares, cerca de 700 milhões de euros, para ajudar o país a enfrentar a grave crise financeira que atravessa.

Enquanto Viktor Yanukovich estava no poder a Ucrânia recebia o auxílio financeiro de Moscovo, mas com a destituição do presidente pró-russo essa torneira fechou-se e a Rússia está inclusivamente a exigir o pagamento de dívidas em atraso, incluindo cerca de 1,4 mil milhões de euros de fornecimento de gás.

John Kerry também levou para Kiev garantias de apoio logístico. Washington vai ajudar a Ucrânia a compreender os seus direitos à luz da Organização Mundial do Comércio, nas relações económicas com a Rússia.

Os Estados Unidos também prometem enviar peritos para ajudar a melhorar a prestação do banco central da Ucrânia e combater a corrupção, que durante o Governo de Yanukovich era endémica.

Kerry diz que o objectivo é trabalhar para garantir a estabilidade e crescimento económico da Ucrânia.


Tudo o que precisa saber sobre a Crise na Crimeia