Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro diz que Portugal e Angola mantêm "intensa cooperação"

06 jan, 2014

Presidente angolano anunciou a 15 de Outubro a suspensão da parceria estratégica com Portugal. Alguns dias antes, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o ministro Rui Machete tinha pedido desculpa a Luanda pelas investigações do Ministério Público português.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros assegurou que há uma "intensa cooperação" entre Portugal e Angola e antecipou que "os laços amigos entre os dois povos" se estreitarão "ainda mais no futuro".

As relações "decorrem por forma normal", disse Rui Machete, na sessão de abertura do Seminário Diplomático, que reúne os embaixadores portugueses e membros do Governo em Lisboa, segunda e terça-feira.

"Acredito que há razões para antever que, fruto da intensa cooperação entre Portugal e Angola, os laços amigos entre os dois povos se estreitem ainda mais no futuro", sublinhou o governante.

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou a 15 de Outubro a suspensão da parceria estratégica com Portugal. Alguns dias antes, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o ministro Rui Machete tinha pedido desculpa a Luanda pelas investigações do Ministério Público português, declarações que provocaram polémica em Lisboa.

Na sua intervenção desta manhã, o governante salientou que a situação actual da Guiné-Bissau "continua a ser preocupante", afirmando esperar que as eleições previstas para o dia 16 de Março permitam "um regresso à ordem constitucional".

O ministro assumiu a relação entre Portugal e os países africanos como uma das suas prioridades e anunciou que participará na Conferência da União Africana, no final deste mês, em Adis Abeba, Etiópia.