Tempo
|

Terroristas prometem mais “surpresas” em Nairobi

24 set, 2013 • Filipe d'Avillez

Quatro dias após o sequestro no centro comercial Westgate, o tecto do edifício começou a desmoronar. Esta terça-feira, pelo menos, três militares morreram de ferimentos.

Terroristas prometem mais “surpresas” em Nairobi
Enquanto as Forças Armadas do Quénia continuam a tentar neutralizar os militantes islamitas que ocuparam, no passado sábado, o centro comercial Westgate, em Nairobi. O grupo Al-Shabaab, que reivindica o ataque, vai provocando as autoridades através da sua conta no Twitter.

“O Governo queniano e os media não fazem a menor ideia o que se está a passar dentro do centro comercial. Podem ter a certeza que os quenianos vão ter uma grande surpresa!”, afirma a mais recente mensagem do grupo.

A provocação surge numa altura em que a credibilidade dos militares quenianos começa a fraquejar. Cerca de 24 horas depois de terem dito que tinham o centro comercial controlado, ainda há terroristas à solta. Esta terça-feira, pelo menos, três militares morreram de ferimentos contraídos durante os combates ao longo dos últimos dias.

O número de civis mortos confirmados está em 62, mas pode duplicar. Há 60 desaparecidos e ninguém sabe se ainda há reféns na posse dos terroristas, ou quantos cadáveres continuam dentro do Westgate.

Na segunda-feira os militantes do Al-Shabaab provocaram um incêndio no piso superior do centro. As autoridades prometeram que o iriam apagar rapidamente, mas depois de mais de um dia inteiro a fumegar, os danos estruturais provocaram o colapso parcial do tecto do edifício.