Emissão Renascença | Ouvir Online

Alemães vão ter dois boletins de voto

22 set, 2013 • José Pedro Frazão, enviado da Renascença a Berlim

Angela Merkel é favorita a renovar mandato como chancelar. A maior dúvida é saber com quem vai coligar-se nos próximos quatro anos. Este domingo ainda há sondagens.

Alemães vão ter dois boletins de voto

Os alemães vão estrear este domingo um novo sistema eleitoral. Os mais de 61 milhões de eleitores vão ter dois votos: num primeiro escolhem o deputado do seu círculo e no segundo definem o partido que querem ver representado no Parlamento em Berlim.

O objectivo é obter maior proporcionalidade mas, para saber se esta mudança na ponderação dos votos terá impacto nos resultados, há que esperar pelas 17 hora continental portuguesa, hora de fecho das urnas e de primeiras projecções.

Angela Merkel e os democratas cristãos da CDU chegam com 10 pontos de vantagem sobre os social-democratas do SPD, de Peer Steinbruck. Os dois maiores partidos contam com formações mais pequenas para tentar coligações de poder. Os liberais, parceiros de Merkel, e os Verdes, no caso do SPD.

Novidades deste ano, há sondagens a sair na manhã do dia de votação. Nunca os estudos de opinião tinham sido publicados na última semana de campanha.

Factor imprevisível são os 30% de eleitores ainda indecisos.

Se forem alemães a viver em Portugal já nada há a fazer. Os 13 mil eleitores registados para votar no nosso país já devem ter colocado o seu voto no correio.