Emissão Renascença | Ouvir Online

Regresso ao passado. Rússia usa máquinas de escrever para evitar espionagem

11 jul, 2013

Medida foi tomada após a revelação do esquema de espionagem dos Estados Unidos, em Junho, por Edward Snowden.

O serviço federal de protecção russo comprou 20 máquinas de escrever para evitar que informações secretas sejam divulgadas através de meios electrónicos, noticia o jornal “Izvestia”.

Segundo o diário russo, a medida foi tomada após a revelação do esquema de espionagem dos Estados Unidos, em Junho.

Analistas ouvidos pelo "Izvestia" revelam que as máquinas são usadas em todas as repartições que usam informação confidencial.

Washington é responsável pela monitorização de informações de governos, das forças militares e de milhões de utilizadores civis de internet e telefones em diversos países do mundo, através de um esquema montado pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês). A situação foi revelada no início de Junho pelo ex-consultor Edward Snowden, que prestava serviços para a NSA.

Segundo fontes do jornal, Moscovo já estava a equacionar esta situação há três anos, desde as primeiras divulgações feitas pelo site WikiLeaks sobre a política externa norte-americana, e ganhou força com as revelações do norte-americano.

Snowden, cuja extradição é exigida pelos Estados Unidos por suspeita de espionagem, encontra-se na zona de trânsito do Aeroporto Cheremetievo, de Moscovo, desde 23 de Junho. O ex-analista revelou aos jornais "The Guardian" e "The Washington Post" a vigilância realizada pela administração norte-americana aos registos telefónicos e da internet de milhões de cidadãos para descobrir contactos no exterior de suspeitos de terrorismo.