Emissão Renascença | Ouvir Online

É frio, escuro, perigoso e solitário

27 abr, 2013 • André Rodrigues

A Agência Espacial Europeia (AEE) procura um médico para uma missão na Antárctida.

E que tal uma viagem até ao fim do mundo? Basta ter um ano livre, a partir de Novembro, uma licenciatura em Medicina e querer viver uma experiência completamente diferente. A Agência Espacial Europeia procura um médico para uma missão na Antárctida.

O cartão de visita para quem procura aventura é no mínimo convidativo: durante nove meses, o isolamento é total. A estação da Agência Espacial fica completamente isolada do resto do mundo e a tripulação que integra um total de 16 pessoas não pode sair de lá, nem mesmo em caso de emergência.

E lá fora há pouco oxigénio no ar, uma humidade relativa baixa e temperaturas que podem chegar aos 80 graus negativos.
 
Em suma, é frio, é escuro, perigoso e solitário, mas a Agência Espacial Europeia garante que é uma experiência única numa paisagem inesquecível, com a vantagem de contribuir para a ciência.

A experiência dos limites da vida humana neste ambiente extremo procura estudar as reacções do corpo e da mente humana em missões espaciais cujas condições físicas são muito semelhantes às da Antárctida. No fundo, o papel do médico será fazer experiências fisiológicas e psicológicas à tripulação.