Emissão Renascença | Ouvir Online

Sociedade irlandesa continua esmagada pela austeridade

20 mar, 2013 • Sandra Afonso

A Renascença foi à Irlanda à procura de luz ao fundo do túnel numa altura em que há indicadores já a melhorar no país, mas ainda pouco se nota.

Sociedade irlandesa continua esmagada pela austeridade

Tal como Portugal, a Irlanda começa a registar boas notícias no plano externo, mas grandes desafios na própria sociedade irlandesa.

Ainda na semana passada, a Irlanda conseguiu colocar cinco mil milhões de euros de dívida pública a dez anos com forte procura com uma taxa de 4,15%.

A porta de saída do resgate pode estar mais próxima, mas a realidade que a Renascença encontrou no país podia ser contada também em Portugal: é uma sociedade esmagada pela austeridade.

Na Europa o país é o bom aluno, mas para a maioria dos Irlandeses a vida continua difícil, tal como estava antes do resgate. A crise abateu-se sobre as pessoas, como céu nublado e teima em não abrir.

Na passagem do século o crescimento disparou e chegaram mesmo a chamar “tigre celta” à Irlanda, mas a banca amansou a fera. O país acabou por se tornar o primeiro estado a ser resgatado.

NOTA: SE ESTIVER A CONSULTAR ESTE ARTIGO NA APLICAÇÃO DA RENASCENÇA PARA ANDROID, IPHONE OU MOBILE, NÃO É POSSÍVEL OUVIR O ÁUDIO.