Redução de taxa de alcoolemia em conselho de ministros

21 fev, 2013

São as alterações ao Código da Estrada, que incluem novas regras para o transporte de crianças e novos limites de velocidade em determinadas áreas.
As alterações ao Código da Estrada são discutidas esta quinta-feira de manhã em Conselho de Ministros. Entre elas, estão a redução da taxa de álcool no sangue para 0,2 gramas por litro de sangue para alguns condutores.

O novo limite de álcool no organismo dirige-se a condutores de veículos de socorro ou serviço urgente, de transportes colectivos de crianças, táxis, automóveis pesados de passageiros e de mercadorias perigosas e ainda aos recém-encartados.

A proposta do Governo prevê também a criação de zonas residenciais específicas, partilhadas por veículos e peões, com regras especiais e onde a velocidade máxima passa a ser de 20 quilómetros hora.

No transporte de crianças, e de acordo com a agência Lusa, o novo Código prevê uma redução da altura das crianças que vão nas cadeiras nos carros (seguras por sistemas de retenção), de 1,5 metros para 1,35.

As alterações procuram incentivar o uso da bicicleta, pelo que há novas regras nas ciclovias: os condutores são obrigados a ceder passagem aos ciclistas, tal como nas passadeiras, e vai ser proibida a ultrapassagem.