Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro alemão vê "luz ao fundo do túnel" para Portugal

24 jan, 2013

"Eu tenho muita solidariedade e simpatia para com os portugueses, em particular com as gerações mais novas", disse ainda o chefe da diplomacia do governo de Angela Merkel.

Ministro alemão vê "luz ao fundo do túnel" para Portugal

"Há uma luz ao fundo do túnel" para Portugal, mas é preciso continuar a trabalhar, afirmou esta quinta-feira o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, que se encontra em Lisboa a participar no I Fórum Portugal-Alemanha, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Guido Westerwelle considera que o passo dado quarta-feira com o sucesso do leilão de dívida portuguesa motiva a confiança dos parceiros europeus, incluindo do governo de Berlim.

"As notícias dos mercados são muito encorajadoras. Eu tenho muita confiança em Portugal e nos portugueses. Acho que, pela primeira vez, em vários anos conseguimos ver a luz no fundo do túnel e uma luz no horizonte. Agora temos de trabalhar muito e de forma sustentada para obtermos os resultados pretendidos", defendeu Westerwelle.

O ministro alemão argumentou ainda ser necessário apostar na competitividade para criar emprego, sobretudo a pensar nos jovens. "Eu tenho muita solidariedade e simpatia para com os portugueses, em particular com as gerações mais novas", começou por dizer.

"Estes níveis de desemprego são inaceitáveis, mas se queremos emprego para as pessoas, se queremos emprego para as gerações mais novas, temos de ter mais competitividade na Europa e a competitividade não é o resultado de dívidas - é sim o resultado de reformas estruturais", concluiu Guido Westerwelle.