Emissão Renascença | Ouvir Online

Ambientalistas preocupados com morcegos em Torre de Moncorvo

18 jan, 2013 • Olímpia Mairos

Quercus sugere a interrupção da exploração de minério para avaliar o impacto negativo que está a ter sobre os morcegos que vivem nas minas.  

Os ambientalistas pedem a suspensão da exploração experimental de minério, em Torre de Moncorvo, até que seja feito um estudo de impacte ambiental e encontradas medidas que preservem os morcegos que vivem nos abrigos das minas.

Nuno Sequeira da Quercus diz que esta espécie protegida já está a ser afectada.

“Detectámos através de pessoas no local, mas também através de técnicos que trabalham com esta espécie que estão a existir impactos. Os trabalhos devem ser suspensos até se fazer um estudo para avaliar os impactos para se poder depois avaliar alternativas e depois ver o que se pode fazer”, considera Nuno Sequeira.

“Não dizemos que os trabalhos sejam parados definitivamente, mas que sejam suspensos para que, tal como se faz com outro tipo de projectos, fazer-se um estudo de impacte ambiental antes de os projectos avançarem, que dê algumas pistas para que a actividade não cause tantos impactos.”

Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Fapas e GEOTA pedem a suspensão da exploração mineira em Torre de Moncorvo, até que sejam encontradas medidas para proteger os morcegos que vivem nos abrigos das minas.