Emissão Renascença | Ouvir Online

Câmara de Elvas vai pagar o jantar a mais de 500 crianças

10 jan, 2013 • Rosário Silva

Medida é posta em prática para a semana e visa responder às carências detectadas nas escolas. Autarquia quer dar uma segunda refeição quente às crianças de famílias com mais dificuldades.

Perto de 540 crianças de Elvas vão poder ter uma segunda refeição quente por dia. Neste caso, é o jantar, pago pela Câmara Municipal através da escola. A autarquia quer começar a distribuir refeições na próxima semana, numa acção que vai custar mais de 120 mil euros.

É esta quinta-feira que os pais e encarregados de educação dos alunos carenciados do pré-escolar e escolas do 1º ciclo do concelho de Elvas vão ficar a conhecer a medida, aprovada na quarta-feira.

“É que há muitas crianças que estão no pré e no 1º ciclo, em que a única refeição que tomam é aquela que é paga pela Câmara à hora do almoço”, começa por explicar o presidente da Câmara, José Rondão Almeida, em declarações à Renascença.

“Ora, daí, a Câmara pondera levar a todas essas crianças a possibilidade de também poderem ter a segunda refeição quente do dia, ou seja, o jantar”, acrescenta.

As carências detectadas todos os dias nas escolas, por professores e educadores, crescem de dia para dia. Na reunião de hoje, os pais vão ficar a saber como proceder.

“O jantar irá ser servido, a sopa num recipiente, outro para o segundo prato, outro recipiente para a fruta e para o pão. Convém, evidentemente, que os pais saibam que se têm de dirigir, no final do dia, a buscar a criança e devem levar essa refeição para casa. Nós estamos convencidos, até, que pela quantidade, a refeição dá bem para mais do que uma pessoa”, afirma José Rondão Almeida.