Emissão Renascença | Ouvir Online

Linha de Cascais pode ser entregue a privados em 2013

14 dez, 2012 • António José Soares

Autarca Carlos Carreiras mostra-se favorável a esta solução, face à falta de capacidade de investimento do Governo e da CP.

Linha de Cascais pode ser entregue a privados em 2013

A linha de Cascais pode vir a ser privatizada ou concessionada já no próxino ano. O cenário é avançado à Renascença pelo presidente da Câmara local, Carlos Carreiras.

O autarca social-democrata lembra que, segundo o memorando da “troika”, as questões ferroviárias têm de estar resolvidas até final de 2013 e, no caso da linha de Cascais, é necessário um grande investimento, sobretudo, na renovação de carruagens.

Questionado se o cenário da privatização ou concessão foi apresentado pelo Governo, o autarca diz saber que “é um dos modelos” em cima da mesa.

“Mas não é preciso discorrer muito para se entender que, não havendo capacidade de investimento por parte do Governo português, não havendo capacidade de financiamento por parte da CP, a única solução que resta é captar investimentos privados e para captar esses investimentos privados um dos modelos é, precisamente, a concessão”, afirma Carlos Carreiras.

O presidente da Câmara de Cascais diz que esta solução não o “choca absolutamente nada” e recorda que “a concessão ou até, eventualmente, uma privatização vem um pouco ao encontro daquilo que foi o nascimento da linha”.

Carlos Carreiras disse ainda à Renascença que a autarquia tem estado em contacto com Governo para debater este assunto.