Emissão Renascença | Ouvir Online

Cimeira Ibero-Americana

Relacionamento com América Latina é prioridade, diz Cavaco

17 nov, 2012

Dilma Roussef também falou hoje, pedindo o fim de políticas que só apostem na austeridade.

O Presidente da República interveio nos trabalhos da XXII Cimeira Ibero-Americana para defender que os negócios com a América Latina são prioritários para Portugal.
 
"A América Latina é, nos dias de hoje, um dos principais motores da economia mundial. Um relacionamento mais forte e cada vez mais próximo com os países latino-americanos é, para Portugal, uma prioridade”, afirmou Cavaco Silva 

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também discursou e apontou no mesmo caminho.

De manhã, também se assistiu ao discurso da Presidente do Brasil, Dilma Roussef, que apelou ao fim das políticas que só apostam na austeridade.

“O que temos visto são medidas que, apesar de afastarem o risco de uma quebra financeira, não afastam a desconfiança dos mercados e, mais importante, não afastam a desconfiança das populações. A confiança não se constrói apenas com sacrifícios. É preciso que a estratégia adoptada mostre resultados concretos para as pessoas e apresente um horizonte de esperança e não apenas mais anos de sofrimento”, disse Dilma.

A presidente brasileira apontou as políticas adoptadas no Brasil, que passam pelo aumento do investimento público e privado em infra-estruturas, a redução de impostos no salário e programas sociais, de modo a manter o consumo interno.