Emissão Renascença | Ouvir Online

Pelo menos 13 pessoas hospitalizadas devido a tornado no Algarve

16 nov, 2012 • Gastão Costa Nunes, Mara Dionísio, Celso Paiva Sol e Dora Pires

Dezanove pessoas estão a receber apoio psicológico. Cerca de 200 habitações ficaram danificadas.

Pelo menos 13 pessoas hospitalizadas devido a tornado no Algarve
A passagem de ventos fortes pelos concelhos de Lagoa, Silves e Portimão, no Algarve, fez pelo menos 10 feridos, dois em estado estado grave. Segundo o INEM, há registo de cinco pessoas feridas em Silves, duas com gravidade e três de forma ligeira, que foram encaminhadas para o hospital de Faro.
A passagem de um tornado pelos concelhos de Lagoa, Silves e Portimão, no Algarve, obrigou à hospitalização de 13 pessoas. As fontes hospitalares contactadas pela Renascença não confirmam a existência de feridos graves, referindo apenas que os níveis de gravidade são diferentes.

Em Portimão, estão hospitalizadas 10 pessoas, que apresentam ferimentos ligeiros. Em Faro, há três pessoas hospitalizadas e, aqui, o hospital não confirma se há alguém em estado grave - diz apenas que há feridos que requerem mais cuidados.

Segundo o INEM, 19 pessoas estão a receber apoio psicológico e cerca de 200 habitações ficaram danificadas. Há ainda registo de muitas árvores caídas, telhados arrancados e carros danificados. A linha ferroviária do Algarve está com a circulação interrompida em São Marcos da Serra, no concelho de Silves.

Em Alvor, concelho de Portimão, e segundo relatos de moradores, o telhado de uma escola primária voou e as crianças foram evacuadas para um centro comunitário. O cemitério está destruído, várias cadeiras e mesas de esplanadas foram levadas pelo vento.

O tornado afectou primeiro a localidade de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, seguiu para o centro da localidade, onde arrancou a cobertura da bancada central do estádio de futebol, e para o concelho vizinho de Silves. Cerca de 220 agentes da Protecção Civil, bombeiros, GNR e INEM estão no terreno a desenvolver as acções de socorro.

[artigo actualizado às 18h23]