Emissão Renascença | Ouvir Online

Touros à solta em Idanha-a-Nova devem ser abatidos esta segunda-feira

05 nov, 2012 • Liliana Carona

Um pastor perdeu a vida após um ataque de que foi alvo. Já não é a primeira vez que a Câmara tenta resolver o problema.

Está quase a chegar ao fim uma história de longos anos - os touros selvagens à solta na freguesia de Segura, Idanha-a-Nova. Há uma operação de "acantonamento e abate" dos touros prevista para esta segunda-feira e a autarquia tenta resolver um caso que já resultou no ferimentos de alguns caçadores e na morte de um pastor.

Não é a primeira vez que o município tenta resolver o problema. José Matias, 51 anos e um dos moradores de Segura, tem pouca fé nesta operação.

"O Ministério Público já tomou conta disto uma vez, agora vão tomar outra vez, mas não conseguem fazer nada. O gado está todo distribuído, é tudo mato, ninguém conhece aquilo, nem se arriscam a lá ir", diz José Matias. 

Os animais destroem a agricultura, já feriram caçadores e o acontecimento mais grave, registado em Setembro, resultou na morte de um pastor.

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estima que existam 250 animais e prepara agora uma operação de abate, confirma o vice-presidente da autarquia de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto. "A DGAV já fez uma acção deste género com a colaboração da Câmara de Idanha-a-Nova, mas não teve o resultado desejado. Está agora em contacto com a GNR para prepararem uma batida com profissionais."