Emissão Renascença | Ouvir Online

Livro de Alice Vieira retirado do Plano Nacional de Leitura

09 out, 2012

Escritora indignou-se com o facto de o livro ter sido recomendado para crianças, exclamando à Renascença que a obra em causa é um livro de "poesia de amor, erótico, para adultos".

O livro "O que dói às aves", de Alice Vieira, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), já foi retirado das listas de obras recomendadas para alunos do segundo ano de escolaridade.

Em resposta a uma pergunta da Renascença, o Ministério da Educação garante que foi "por lapso" que a obra foi parar à lista errada dos livros recomendados pelo PNL. Esclarece ainda que o livro tinha sido seleccionado como sugestão de leitura dos alunos dos Centros de Novas Oportunidades. 

"Todos os anos, convidamos editores e autores a enviarem-nos livros para apreciação. São milhares de livros colocados numa sala. Há um grupo de pessoas que classifica os livros e separa os seleccionados dos não seleccionados. Por alguma razão, o livro foi incluído", explicou à Lusa a coordenadora do processo de elaboração das listas do PNL, Conceição Barros.

A responsável indicou que o caso remonta a 2009, mas só agora Alice Vieira deu conta do erro. A escritora indignou-se com o erro, exclamando no Facebook que a obra em causa é um livro de "poesia de amor, erótico para adultos".
 
“Quando cheguei a casa, tarde, fui ver e realmente está indicado para leitura dos meninos do segundo ano, que têm sete anos. Este é um livro de poesia de amor, erótica, para adultos. Como é que se pode pôr isto aconselhado a sete anos?”, questionou Alice Vieira, em declarações à Renascença.