Emissão Renascença | Ouvir Online

Sobrelotação nas prisões prepara caminho para situação “explosiva”

06 out, 2012 • Marina Pimentel

Juiz José Manuel Quaresma diz que o excesso de população prisional não só agrava a pressão dentro das cadeias como põe em causa o percurso de ressocialização do preso.

Sobrelotação nas prisões prepara caminho para situação “explosiva”

Portugal tem cerca de 14 mil reclusos, todas as cadeias centrais e regionais estão sobrelotadas e isso é um foco gerador de tensões, segundo o coordenador do Tribunal de Execução de Penas de Coimbra.

O juiz José Manuel Quaresma diz que o excesso de população prisional não só agrava a pressão dentro das cadeias como põe em causa o percurso de ressocialização do preso.

Sempre que isso acontece, o delinquente volta para a cadeia e duplica a factura paga pelos contribuintes, como lembra o advogado Luís Fábrica.

A exclusão social também está muitas vezes na origem da delinquência. António Dores, da Associação Contra a Exclusão Pelo Desenvolvimento revela que 80% dos presos, quando jovens, passaram por centos educativos e cerca de metade são filhos de presos.

A situação nas prisões é o tema em debate na edição do “Em Nome da Lei”, uma situação que é explosiva, segundo declarações recentes do vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura.