Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro da Economia admite abertura do Governo para alterar TSU

19 set, 2012

Álvaro Santos Pereira escusou-se a revelar, para já, os ajustamentos que ele próprio preconiza para a proposta sobre a taxa social única.

Ministro da Economia admite abertura do Governo para alterar TSU
O ministro da Economia e do Emprego reiterou esta quarta-feira a abertura do Governo para introduzir alterações na proposta da taxa social única (TSU) "no âmbito da concertação social".

"A intenção que nós temos manifestado, muito claramente, é de falar com os parceiros sociais", declarou Álvaro Santos Pereira aos jornalistas, durante uma visita ao concelho de Oleiros.

"É importante, nestas e noutras matérias, falar com os parceiros sociais", um processo que vai prosseguir "nos próximos dias", considerou o ministro acrescentando “que houve dificuldades, mas temos de conseguir consensos".

O ministro da Economia escusou-se a revelar, para já, os ajustamentos que ele próprio preconiza para a proposta do Governo sobre a TSU. "Não vou falar sobre hipóteses ou possibilidades específicas, isto está no âmbito da concertação. Estamos abertos a um diálogo, mas não vou adiantar mais porque, neste momento, estamos a falar com os parceiros sociais", acrescentou.

A decisão, anunciada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, estabelecia uma redução da TSU para as entidades empregadoras para Segurança Social, compensada com um agravamento dos encargos para a Segurança Social dos trabalhadores, o que causou forte contestação social nas últimas semanas.