Emissão Renascença | Ouvir Online

Com vindimas à porta, uvas correm risco de ficar na videira

10 set, 2012 • Olímpia Mairos

Muitos vitivinicultores estão à procura de adega para colocar as uvas, mas com a crise, muitas fecharam e outras estão sobrelotadas.

Com vindimas à porta, uvas correm risco de ficar na videira

Com a vindima à porta muitos vitivinicultores não têm onde colocar as uvas. Algumas adegas fecharam e outras estão com graves problemas financeiros.

Ernesto Lopes, vitivinicultor na freguesia de Abaças em Vila Real, ainda está sem receber cerca de 30 mil euros das campanhas passadas. A adega onde colocava as uvas encerrou e agora não tem onde as pôr.

“Já fui a várias adegas, mas agora como isto está em crise, dizem que não querem, que há muito. Então os pequenos e médios agricultores coitados, muitos terão de as deixar nas videiras”, constata.

“As minhas devem ser cerca de 20 a 30 toneladas”, diz, uvas que este ano podem ficar nas videiras. “Eu tenho vinho generoso, algum, não é muito. Então vendo a carta e as uvas ficam na videira.”

Muitos vitivinicultores estão como Ernesto à procura de adega para colocar as uvas. Uma situação confirmada pela Adega Cooperativa de Vila Real, uma das poucas que goza de boa saúde financeira.

Jaime Borges, o presidente, diz que não pode acolher todos os agricultores mas, tem vindo a acudir aqueles que mais precisam.“Não podemos atendê-los a todos, infelizmente, mas um ou outro vai-se aceitando. Os mais carenciados, aqueles que entendo que têm mais necessidade, são os que aceito”.