Emissão Renascença | Ouvir Online

Detenções de incendiários duplicaram este ano

06 set, 2012 • Margarida Jesus Pinto

O mais novo tem 17 anos, o mais velho 75 e 16 ficaram em prisão preventiva.

Detenções de incendiários duplicaram este ano

A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de mais três presumíveis incendiários, o que eleva para 46 o número de detenções já efectuadas este ano. É precisamente o dobro das detenções que se registavam no mesmo dia do ano passado.

O mais novo dos detidos tem 17 anos, o mais velho 75 e a grande maioria tem idades entre os 20 e os 45 anos. Destes, 16 estão desempregados e 11 têm profissões ligadas à agricultura. Há três mulheres e 43 homens entre o total de detidos.

Na lista de motivos apresentados para a prática deste crime estão o alcoolismo, a atracção pelo fogo e pelo dispositivo de combate, a vingança, problemas psicológicos ou ainda os chamados "motivos fúteis".

Este ano já são quase 1.200 os inquéritos abertos pela Polícia Judiciária, um número muito superior aos 706 processos que existiam no ano passado por esta altura.

Do total de detidos, 16 ficaram em prisão preventiva, 10 obrigados a apresentarem-se periodicamente às autoridades, três tiveram ordem de internamento hospitalar e dois ficaram em prisão domiciliária com pulseira electrónica.