Emissão Renascença | Ouvir Online

Afinal, há metro em Lisboa durante o feriado

14 ago, 2012 • Ana Carrilho

A partir das 8h00, e ao contrário do previsto, a paralisação que estava marcada fica sem efeito.

Afinal, há metro em Lisboa durante o feriado
O Metro de Lisboa vai afinal funcionar no feriado desta quarta-feira, apurou a Renascença. Num plenário realizado esta terça-feira de manhã, os trabalhadores decidiram suspender a greve a partir das 8h00, hora a partir da qual o Tribunal Arbitral tinha decretado serviços mínimos.

Os trabalhadores consideram que, nos termos em que os serviços mínimos foram definidos, não estão garantidas as condições de segurança para a circulação e, por isso, suspenderam a greve a partir dessa hora. A paralisação mantém-se entre as 23h20 desta terça e as 8h00 de quarta.

O Tribunal Arbitral tinha decretado serviços mínimos entre as 8h00 e as 19h00 para as linhas azul e verde, com encerramento de algumas estações.

O Tribunal tinha decidido também que as linhas amarela e vermelha não iriam funcionar. Com esta decisão, quarta-feira deverá ser um dia de circulação normal em feriado a partir das 8h00. 

Seis carreiras na Carris, seis ligações de longo curso na CP
Nas outras empresas de transportes, mantêm-se os pré-avisos. Na Carris só devem circular seis carreiras: 703, 729, 736, 742, 755 e 783 e com a frequência reduzida a metade.

Na CP só vão realizar-se seis ligações de longo curso: Lisboa e Porto, ida e volta. O mesmo acontece com Lisboa e Faro. A ligação internacional do Sud Express, que liga Lisboa a Madrid, também deverá ser assegurada.

Apesar de a greve ser só quarta-feira, os efeitos já começam a fazer-se sentir a partir do fim da tarde desta terça.