Emissão Renascença | Ouvir Online

Seca

Bruxelas adianta 320 milhões para ajudar agricultores portugueses

01 ago, 2012 • Paulo Neves

É a resposta ao pedido do Governo para auxiliar os agricultores afectados pela seca. À Renascença, o secretário de Estado da Agricultura garante ajudas no fim de Outubro.

Bruxelas adianta 320 milhões para ajudar agricultores portugueses
Os pagamentos directos da União Europeia aos agricultores portugueses vão começar a ser pagos já em Outubro e não, como é habitual, em Dezembro. O Governo português pediu, devido à seca, que os pagamentos fossem antecipados e Bruxelas anunciou agora que vai pagar, a partir de Outubro, cerca de 320 milhões.

O gabinete de Assunção Cristas havia pedido antecipação dos pagamentos em Março para os agricultores afectados pela seca. “Finalmente, a [União Europeia] formalizou essa autorizou e isso vai acontecer”, revela à Renascença o secretário de Estado da Agricultura.

José Diogo d'Albuquerque diz que o Ministério vai antecipar “50% do pagamento para fim de Outubro - o chamado regime de pagamento único”.

Já as restantes verbas serão libertadas para “os pagamentos ligados: 50% em regime de pagamento único e 80% no caso dos prémios animais a vaca aleitantes e 50% no caso dos ovinos e caprinos”.

Para o secretário de Estado, esta é uma boa notícia, já que “estamos a falar de montantes à volta dos 320 milhões de euros e, para os agricultores, tudo o que seja antecipar apoios é importante”.