Emissão Renascença | Ouvir Online

Arrendamento

Inquilinos dizem que Cavaco promulgou “lei dos despejos“

30 jul, 2012

Nova lei do arrendamento "vai trazer muitas desgraças para o país".

O presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses lamenta a promulgação da nova lei do arrendamento e diz estar aberto o caminho para uma vaga de despejos.

“Nós consideramos que é a lei dos despejos e que vai trazer muitas desgraças para o país. É o culminar de uma situação complicadíssima para os portugueses”, adverte Romão Lavadinho, em declarações à Renascença.

O Presidente da República promulgou a lei e considera estar garantida a protecção dos arrendatários em maior vulnerabilidade, mas Romão Lavadinho tem dúvidas.

“Lamento que o Sr. Presidente da República tenha promulgado a lei sem que novos decretos tivessem sido aprovados, porque não basta a garantia da Sra. ministra dizer que está assegurado o apoio aos mais carenciados, se na lei não são assegurados”, sustenta.

A Associação de Inquilinos promete estudar formas de evitar prejuízos para os arrendatários em maiores dificuldades e vai promover acções de esclarecimento.

Por seu turno, a Associação Nacional de Proprietários mostra satisfação. Na opinião de António Frias Marques, este é o primeiro passo para a dinamização do mercado do arrendamento.

“O que vai acontecer é que, por contraponto às pessoas de baixos rendimentos que vão apenas pagar 10% dos seus rendimentos, as pessoas com rendimentos superiores a 2.500 vão ter que pagar um bocado mais de renda, mas depois vai funcionar a lei do mercado e, provavelmente, vão aparecer muitas casas mais baratas e casas similares para alugar”, prevê Frias Marques.