Emissão Renascença | Ouvir Online

Praias fluviais são solução para quem vive no interior

25 jul, 2012 • Olímpia Mairos

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que saem com todos os sentidos despertos.

Praias fluviais são solução para quem vive no interior
A Cascata de Fisgas do Ermelo, em Mondim de Basto, é uma das maiores quedas de água da Europa, formando lagoas que são o paraíso dos banhistas.
Ao longo do seu percurso sinuoso pela serra do Alvão, o Rio Olo foi escavando a rocha e criou pequenas lagoas de água límpida e fresca que são procuradas por muitos banhistas nos meses de verão. As Fisgas de Ermelo, uma praia selvagem, ficam no concelho de Mondim de Basto.

Por aqui não há areia, relva ou terra. As toalhas estendem-se pelas pedras duras que servem também de pranchas para os banhistas se atirarem à água. E são muitos os que, durante os meses mais quentes, procuram este espaço criado pela natureza ao longo de muitos e muitos anos.

É o exemplo das Piocas de Cima, que antecedem as Fisgas de Ermelo, consideradas das maiores quedas de água da Península Ibérica e que fazem as delícias de quem visita.

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes.