São João da Madeira vai ser a capital da internet sem fios

14 jun, 2012 • Júlio Almeida

É o primeiro concelho do país a ter a quase totalidade do território coberta por uma rede de internet sem fios de acesso público e gratuito. A Renascença encontrou uma recepção elogiosa à iniciativa municipal.

São João da Madeira vai ser a capital da internet sem fios

Conhecida mais frequentemente como "capital do calçado", São João da Madeira pode também ser considerada "a capital do 'wireless'" a partir desta quinta-feira. Este é o primeiro concelho do país a ter a quase totalidade do território coberta por uma rede de internet sem fios de acesso público e gratuito.

A rede está vocacionada para a rua, mas a autarquia quer que todas as casas nos bairros sociais tenham acesso a esta rede. A Renascença encontrou elogios à medida numa demanda pela cidade.

Os mais jovens dizem que internet grátis em São João da Madeira vai ajudar no estudo. “Porque nos facilita, podemos estar com os nossos amigos ao ar livre. Não é como antigamente - vamos às enciclopédias logo na internet, é mais fácil”, diz André Ferreira, aluno do 9º ano na Escola Secundário Oliveira Júnior, que não esconde que "wi-fi" à borla é também uma tentação para passar tempo com jogos e redes sociais.

Na mercearia de Cármen Costa, a internet está sempre ligada e agora vai poder poupar na pen USB. Um reforço bem justificado para esta pequena comerciante. “Não é um luxo - há pessoas que trabalham através da Internet”, diz.

Afinal, São João da Madeira é uma cidade com intensa actividade e negócios, sobretudo no sector do calçado. A autarquia pretende criar, com a internet gratuita, mais motivo de atracção de residentes e agora espera que possam surgir serviços e aplicações úteis para os cidadãos e visitantes.

A rede de "wi-fi" de São João da Madeira representa um investimento municipal de 590 mil euros a três anos, que dará especial atenção aos bairros sociais, porque nessas zonas a rede vai ter um sinal mais forte para que se tenha acesso à internet mesmo dentro de casa.