Emissão Renascença | Ouvir Online

Escassez de alimento põe em risco 500 mil colmeias

16 mai, 2012 • Rosário Silva

Sector diz que as perdas rondam os 30% ou 40% e defendem ser “essencial” o apoio do Governo.

Escassez de alimento põe em risco 500 mil colmeias

Estão em risco 500 mil colmeias em Portugal. O alerta foi dado pela Federação Nacional de Apicultores (FNAP) que mais uma vez diz estar preocupada com a falta de recursos para alimentar as abelhas devido aos efeitos da seca.

“Com estas consequências da seca, as perdas estão a atingir o dobro do que era normal. O processo de alimentação não existiu. As perdas rondam os 30% a 40% e essas 500 mil colmeias, 40% estão seriamente ameaçadas”, alertou o secretário-geral da FNAP, João Casaca.

Os apicultores, segundo responsável, não têm capacidade financeira para alimentar os animais. Uma situação que “deveria ser contemplada com o mesmo tipo de ajudas dadas a outras espécies de animais que sofrem do mesmo problema, como as ovelhas, caprinos e bovinos. É perfeitamente essencial existir um apoio semelhante para a apicultura”, argumenta João Casaca.

Para o responsável, sem o apoio do Governo português “as explorações que tenham melhores condições financeiras vão conseguir suportar o impacto da perda de produção e do aumento de custos, mas outras podem não conseguir e entrar em ruptura”.

Em Portugal existem cerca de 15 mil pessoas detentoras de colmeias, sendo que 600 são proprietárias de explorações profissionais.