Emissão Renascença | Ouvir Online

Formação de executivos

Católica e Nova entre as 50 melhores do mundo

14 mai, 2012 • Carla Caixinha e Manuela Pires

Instituições portuguesas em destaque em "ranking" do "Financial Times". "Business school" da Universidade do Porto também surge nomeada.

Católica e Nova entre as 50 melhores do mundo

As escolas de negócios da Católica e da Nova estão no "top" 50 do "ranking" global do Financial Times (FT) que avalia a formação de executivos. A EGP-University of Porto Business School (EGP-UPBS) é igualmente citada, na componente que analisa os cursos feitos à medida das necessidades das empresas.

A Católica-Lisbon School of Business and Economics está presente pelo sexto ano consecutivo e mantém a 46ª posição no "ranking" geral. A Nova School of Business and Economic subiu para a 47ª posição no "ranking" global. 

À Renascença, Fátima Barros, directora da Católica-Lisbon School of Business and Economics, destaca a exigência dos cursos da instituição. “O segredo dos nossos cursos reside no elevado grau de exigência e nos esforço constante de actualização dos 'curricula', por forma a darmos resposta ao que são as necessidades das empresas, pois as tecnologias alteram-se e tentamos adaptar os cursos a essas novas realidades.” 

Por sua vez, Nadim Habibe, administrador da formação para executivos da Nova School of Business and Economic, refere que a subida no "ranking" do FT "é um reconhecimento do trabalho já feito". "E incentiva, porque demostra que a nossa forma de ensinar e de trabalhar com empresas e executivos está ao nível dos 50 melhores do mundo", acrescenta.

O "ranking" do FT resulta da performance combinada das escolas nos cursos feitos à medida das necessidades das empresas e nos cursos abertos (que já existem). Depois, e cem ada área de análise - cursos abertos e cursos à medida -, são considerados diversos factores, como a qualidade do corpo docente, a internacionalização e as parcerias.

A EGP-University of Porto Business School (EGP-UPBS), que é a terceira instituição portuguesa citado pelos "rankings", surge na 64ª posição no cursos de formação à medida. “É o reconhecimento da nossa experiência de mais de dez anos nesta área, bem como a concretização de uma estratégia sustentada de acreditação internacional e de forte proximidade com o sector empresarial”, diz o reitor da EGP-UPBS, Nuno de Sousa Pereira, em comunicado.

No "top" cinco do "ranking" do FT surgem a Iese Business School (Espanha), a HEC Paris (França), o IMD (Suíça), a Harvard Business School (Estados Unidos) e a Esade Business School (Espanha/Argentina).

Veja aqui a lista completa.