Emissão Renascença | Ouvir Online

25 de Abril

A revolução vai lançar cravos no Facebook

23 abr, 2012

Novas e antigas gerações vão poder partilhar palavras de ordem, comentar os grandes momentos políticos e ver passar os tanques, via Facebook, numa recriação do dia em que as Forças Armadas decidiram dar novo rumo ao país. A iniciativa começa às 22h00 desta terça-feira.

A revolução vai lançar cravos no Facebook
Celebração do 37.º aniversário da revolução portuguesa também chamada de “revolução dos cravos”. Fotografia de Manuel de Almeida / Lusa
Na semana em que se assinala a Revolução dos Cravos, os portugueses vão poder viver, através do Facebook, uma recriação em tempo real de todos os momentos que constituíram o 25 de Abril de 1974.

A forma como a data é comemorada, “muitas vezes um tanto ritualizada, cerimonial e com uma perspectiva de homenagem, já não é suficiente para as novas e também mais antigas gerações”, sustenta o director do Centro de Documentação 25 de Abril.  “Uma tentativa de ler o 25 de Abril de uma maneira renovada” é como Rui Bebiano caracteriza o evento.
 
“Aquilo que se quer fazer não é apenas uma descrição a par e passo das operações. Queremos um bocado mais: vamos oferecer imagens, sons, vídeo, ou seja, descrever a revolução como se nessa altura existisse Facebook, com todas as consequências que isso traz consigo.” Segundo o também investigador da Universidade de Coimbra, a diferença está também aí, ao abordar o momento através das redes sociais.
 
A descrição exaustiva do dia 25 de Abril de 1974 pretende “devolver às pessoas a informação objectiva daquilo que foi esse episódio”, porque “não foram apenas umas pessoas zangadas com o regime que decidiram fazer um golpe de Estado”, frisa o organizador, sublinhando que existe “todo um conjunto de antecedentes que os levou a isso”.

O desenrolar dos acontecimentos, baseado no livro “Fita do Tempo”, está descrito de forma integral “numa espécie de ‘script’ [argumento] com cada passo, momento e com a indicação do conjunto de documentos a ser introduzido” na página do Facebook, revela Rui Bebiano. O ritmo vai depender do horário do dia. “Pode haver informação de três em três minutos ou pode passar meia hora sem acontecer nada”, diz.

A iniciativa tem início às 22h00 desta terça-feira, dia 24, e decorre sem interrupções até à mesma hora do dia 25, promovida em parceria com a empresa Ideias Concertadas. A emissão em directo pode ser acedida em https://www.facebook.com/cd25a. Os conteúdos divulgados vão estar disponíveis para consulta no Centro de Documentação 25 de Abril, em Coimbra.