Emissão Renascença | Ouvir Online

Agricultores querem mais flexibilidade nas ajudas de combate à seca

27 mar, 2012

"Ao contrário do que disse" a ministra Assunção Cristas, os agricultores alegam que Bruxelas mostrou-se “inflexível” em alterar regras de pagamento das ajudas.

Agricultores querem mais flexibilidade nas ajudas de combate à seca
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) está pouco optimista quanto às ajudas de Bruxelas a Portugal por causa da seca. No final da reunião com membros do gabinete do comissário europeu para a Agricultura, João Machado disse que não viu sinais de flexibilidade, ao contrário do que diz a ministra da Agricultura, Assunção Cristas.

“Tudo o que tem a ver com pagamentos aos agricultores, a Comissão mostrou-se muito inflexível em alterar as regras ou flexibilizar algumas regras”, revela o presidente da CAP, acrescentado que esta é uma preocupação, "porque o pedido de adiantamento de ajudas, na melhor das hipóteses, poderá ocorrer em 15 de Outubro, mas essa data é demasiado tarde para os agricultores”.

“Nós precisamos de dinheiro hoje nas explorações”, alerta João Machado.

Tanto o responsável da CAP como o eurodeputado socialista e antigo ministro da Agricultura Capoulas Santosaproveitaram o encontro para deixar críticas à ausência de Assunção Cristas no último Conselho Europeu da agricultura, onde foi representada pelo secretário de Estado da Agricultura, Diogo Santiago Albuquerque.