Emissão Renascença | Ouvir Online

Santa Casa lança programa para identificar idosos sós em Lisboa

02 mar, 2012 • Ana Lisboa

Durante três meses, oito equipas vão passar por cerca de 36 mil casas referenciadas.

Santa Casa lança programa para identificar idosos sós em Lisboa

O programa inter-gerações, que tem o objectivo de identificar e responder às necessidades dos idosos que vivem sós em Lisboa, vai começar na próxima segunda-feira e durar três meses.

Os dados provisórios indicam que há 35.470 casos de pessoas com mais de 65 anos a viverem sozinhos. Durante três meses, oito equipas formadas por 48 jovens recém-licenciados em Psicologia, Saúde, Acção Social e Sociologia, vão percorrer todas estas casas para registarem todas estas situações.

“O nosso objectivo é percorrer rua a rua, bairro a bairro, toda a cidade de Lisboa”, afirmou o director do programa, João Marrana, explicando que “só assim estaremos em condições de salvaguardar que todas as pessoas que vivem sozinhas estão recenseadas, sabemos onde elas estão e também poder avaliar que intervenção se justifica a seguir”.

João Marrana diz que vão surgir novos problemas aos quais têm que se adaptar as respostas sociais existentes. “As respostas serão sempre adequadas e personalizadas de acordo com a pessoa em questão. Por exemplo, poderá haver idosos que estão sozinhos e que a resposta adequada a eles será o apoio domiciliário, mas poderá haver outros idosos que já não chegará o apoio domiciliário, já terá de ser o lar”, explica.

Este programa vai trabalhar em estreita colaboração com as juntas de freguesia, com o comércio e as instituições locais e ainda com o apoio da PSP.