Emissão Renascença | Ouvir Online

Álvaro Santos Pereira

Números do desemprego são "muito preocupantes"

01 mar, 2012

Para o ministro da Economia, "é fundamental não ter receio de levar a cabo as reformas estruturais”.

Números do desemprego são "muito preocupantes"

Confrontado com os 14,8% de desemprego registados em Janeiro, o ministro da Economia não assume para já qualquer compromisso sobre uma eventual revisão da meta traçada pelo Governo. Álvaro Santos Pereira continua a dizer que a estimativa é de 14,5% e, embora ache preocupante o número agora revelado pelo Eurostat, também diz que estão a ser tomadas medidas para inverter a situação.

“É preciso relembrar que a crise não começou em 2008, nos últimos dez anos vemos uma tendência crescente de desemprego e também de emigração”. “Exactamente por isso é que é fundamental não ter receio de levar a cabo as reformas estruturais que estamos a implementar”, disse hoje no final do Conselho de Ministros.

“Já referi várias vezes que os números do desemprego são muito preocupantes e são preocupantes no sentido em que tem havido uma tendência de crescimento nos últimos dez anos em Portugal”, referiu o ministro.

Santos Pereira notou que o desemprego subiu em toda a União Europeia, e mencionou as "políticas activas de emprego" que o Executivo já tem em curso para combater este "flagelo social".