Emissão Renascença | Ouvir Online

CP alerta para perturbações até ao final da tarde

26 dez, 2011

Segundo a empresa, só esta madrugada e na manhã de hoje foram cancelados centenas de comboios. CP estima prejuízo de 2,5 milhões de euros.

CP alerta para perturbações até ao final da tarde
A greve dos maquinistas da CP terminou às 00h00, mas os efeitos vão fazer-se sentir até ao final da tarde desta segunda-feira. Segundo a empresa, só esta madrugada e na manhã de hoje foram cancelados centenas de comboios.

“Da meia-noite às 10h00 ocorreram 156 supressões, que têm particular significado nos serviços de longo curso e regional e podem manifestar os seus efeitos até o afinal do dia”, confirmou à Renascença Ana Portela, directora de comunicação da CP.

Durante o fim-de-semana de Natal, os comboios da CP estiveram paralisados, tendo sido suprimidos 546 comboios e canceladas 2.300 ligações.

A greve, agendada pelo sindicato dos maquinistas, começou à meia-noite de sexta-feira e prolongou-se até às 00h00 de domingo, numa primeira fase, tendo como objectivo contestar os processos disciplinares ilegais alegadamente interpostos pela empresa.

A paralisação está também marcada para 1 de Janeiro e ao trabalho extraordinário até ao final deste mês.

A CP estima um prejuízo de 2,5 milhões de euros com a greve da época natalícia. Desde Fevereiro, as greves já causaram um prejuízo acima dos dois milhões de euros, de acordo com a transportadora.