Emissão Renascença | Ouvir Online

Anda sozinho e detecta peões. Chama-se "Atlascar" e é português

23 nov, 2011 • António José Soares

Protótipo está a ser desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.

Anda sozinho e detecta peões. Chama-se "Atlascar" e é português

Um carro que anda sozinho e detecta os peões, parando a uma distância de segurança. São estas algumas das características do automóvel que vai ser apresentado, esta quarta-feira, na Universidade de Aveiro.

O Atlascar é um protótipo que está a ser desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica e que tem características muito próprias.

Um misto de condução assistida e condução autónoma, é assim que o investigador Vítor Santos, da Universidade de Aveiro, descreve o Atlascar, um automóvel que tem algumas características que o distinguem de outros projectos que estão a ser desenvolvidos nesta área.

“Os computadores a bordo do veículo podem tomar conta de algumas partes e o condutor tomar conta de outras partes. Por exemplo, o condutor pode tomar conta do volante e os computadores a bordo tomam conta dos pedais e dos outros dispositivos”, explica Vítor Santos.

No fundo, o Atlascar é um automóvel normal adaptado, ao qual foram introduzidas várias tecnologias.

“Introduzimos câmaras, sensores laser e outros sensores diversos, que permitem ter uma percepção mais sofisticada do ambiente e, assim, dar informação adicional ao condutor no sentido de avisar para situações iminentes de perigo, como colisão ou peões que estão a atravessar a passadeira”, refere o investigador Vítor Santos, da Universidade de Aveiro.

 As características do Atlascar poderão permitir aumentar  a segurança da condução em condições de visibilidade reduzida, nomeadamente à noite e com nevoeiro cerrado.
 
O Atlascar vai ser apresentado, esta quarta feira na Universidade de Aveiro, no âmbito da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.