Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais de mil bebés portugueses nasceram no Hospital de Badajoz

20 nov, 2011

Acordo entre Portugal e Espanha foi celebrado em 2006 e mantém-se em vigor.

Mais de mil bebés portugueses nasceram no Hospital de Badajoz
Cerca de 1300 bebés portugueses nasceram, desde 2006 até Novembro deste ano, no Hospital Materno-Infantil de Badajoz, no âmbito do acordo entre Portugal e Espanha devido ao fecho da sala de partos do Hospital de Elvas.

O convénio celebrado há cinco anos entre as autoridades portuguesas e da região da Extremadura espanhola, ainda em vigor, veio colmatar o fecho da sala de partos do Hospital de Elvas, em Junho de 2006, permitindo às grávidas do concelho e do município vizinho de Campo Maior optarem entre o hospital de Badajoz e os hospitais de Portalegre e Évora.

No primeiro meio ano de parceria, nasceram 164 bebés portugueses em Espanha, tendo o número aumentado em 2007, mas sofrido ligeiros decréscimos nos dois anos seguintes.

O ano passado foi aquele em que nasceram mais crianças portuguesas em Badajoz, num total de 247. Quanto a 2011, até meados de Novembro, tinham nascido do outro lado da fronteira 183 bebés portugueses.

Além do parto, o Hospital Materno-Infantil de Badajoz realiza todo o acompanhamento da gravidez a partir da 20ª semana e assegura a assistência pós-parto.