Tempo
|

Portugueses vão pagar novo imposto no Natal. Faça as suas contas

14 nov, 2011

A Renascença preparou um simulador para estimar quanto vai ter de pagar a mais ao Estado em Dezembro. O cálculo da sobretaxa também contempla os acertos de contas a fazer em 2012.

Portugueses vão pagar novo imposto no Natal. Faça as suas contas
A grande maioria dos portugueses vai ter de pagar mais ao Estado em Dezembro, tal como o Governo tinha anunciado no Verão. O Executivo liderado por Passos Coelho chama-lhe "sobretaxa extraordinária".

Se é trabalhador por conta de outrem ou pensionista, pode consultar AQUI o simulador da Renascença para ver a estimativa do montante adicional que lhe vai ser retido na fonte no último mês do ano, que coincide habitualmente com o pagamento do subsídio de Natal (o simulador calcula os valores para Portugal continental). Se preferir, pode usar o quadro que está no fim do texto para fazer as suas contas.

A calculadora estima ainda os acertos a fazer em 2012, porque o valor real da sobretaxa é 3,5% do rendimento colectável, depois de descontado o valor anual do salário mínimo. Os cálculos do simulador são feitos a partir a partir do vencimento mensal (multiplicado por 14 vezes) e não contabilizam mais-valias - provenientes de acções, por exemplo. O novo imposto incide sobre rendimentos englobáveis de IRS.

Pode descarregar AQUI a calculadora da Renascença ou pode utilizar o quadro em baixo para fazer as suas contas (calcula o valor da sobretaxa para Portugal continental). Se tiver mais dúvidas, envie um e-mail para online@rr.pt


NOTA SOBRE O ACERTO EM 2012: No caso dos contribuintes casados, a Renascença optou por dividir o desconto por filho (12,125 euros) em dois (passa a ser de 6,0625 euros), de forma a que cada elemento do casal possa usar este simulador isoladamente. No final, o casal pode somar (ou subtrair) os valores do reembolso ou do acerto (consoante o caso), calculando assim os montantes em conjunto. Há situações, como nos casos em que um dos elementos do casal não aufere rendimentos, em que deve retirar 6,0625 euros por filho ao valor que terá de pagar a mais (em caso de ter de pagar) ou somar 6,0625 euros por filho ao reembolso (caso vá ser reembolsado) para ter um valor mais aproximado.