Emissão Renascença | Ouvir Online

Crianças de Gaia passam as férias na escola

04 ago, 2015 • André Rodrigues

A Escola da Bandeira está de portas abertas durante o mês de Agosto. 50 crianças regressam mais cedo à escola para ocupar o tempo livre. E as refeições estão incluídas.

Crianças de Gaia passam as férias na escola

Os portões estão fechados, mas, durante as férias grandes, a Escola da Bandeira, em Gaia, funciona a tempo inteiro. Das sete e meia da manhã às sete e meia da tarde.

Porque Agosto já não é um mês inteiro de férias para a maioria das famílias, muitas crianças regressam mais cedo à escola. Sem a obrigatoriedade das aulas. Apenas para actividades lúdicas. E para as refeições, desde o pequeno-almoço até ao lanche da tarde.

Pela primeira vez, a Câmara de Gaia desenvolve projecto Gai@prende+, que acolhe os alunos do concelho “não só para tomar conta dos meninos, mas sobretudo para lhes proporcionar um leque vasto de actividades lúdicas”, em que se incluem “idas à praia, ao jardim zoológico, música, desenho”, revela Elisa Cidade, vereadora da Câmara de Gaia.

O projecto não se destina exclusivamente a crianças carenciadas, mas acaba por ser uma ajuda importante para as famílias de mais baixos recursos. “É uma forma de proporcionar uma série de actividades, até porque há pais que não podem levá-los à praia porque lhes fica muito caro, e assim têm a certeza de que, no final do dia, os miúdos chegam a casa mais enriquecidos com as experiências durante o dia, e também, claro, mais bem alimentados”.

Este mês, o Gai@prende+ tem a seu cargo cerca de 50 crianças, um terço das quais oriundas de famílias carenciadas. O programa estende-se até 15 de Setembro.