Emissão Renascença | Ouvir Online

Agências de viagens aliviadas com clima de “trégua social” na TAP

21 jul, 2015

Não há greves marcadas na TAP este Verão, uma “boa notícia” para o turismo. APAVT espera regresso à tradição no fim da era de um sindicato de “má memória”.

Agências de viagens aliviadas com clima de “trégua social” na TAP
No dia em que o sindicato dos Pilotos da TAP elege uma nova direcção, a Associação das Agencias de Viagens e Turismo (APAVT) sublinha que este Verão volta a ser de tréguas na empresa. Não há greves marcadas, ao contrário da situação vivida há apenas um ano.

“É uma enorme diferença em relação ao ano passado, e isso é uma boa notícia para o sector. No ano passado havia uma enorme dúvida nos consumidores da TAP sobre se podiam ou não fazer os seus voos, hoje temos passos significativos na boa direcção. Existe um clima, se não de paz social, ao menos de trégua social”, considera o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

O presidente da associação acredita que ainda não é um efeito directo da privatização. Trata-se, apenas, de um regresso a uma tradição quebrada, em 2014, por uma direcção sindical que diz ser de “má memória”.

“Tradicionalmente a TAP e o sindicato dos pilotos conseguiram fazer o que tem de ser feito, esta tradição foi rompida no último ano com uma presidência do sindicato de má memória. A grande esperança é que nesta nova era consigam fazer aquilo que era tradição.”

Quanto às viagens dos portugueses, a recuperação prossegue este Verão, com um aumento próximo dos 10%.