Emissão Renascença | Ouvir Online

Grande incêndio de Tomar dominado ao fim de 12 horas

08 jul, 2015

Chamas provocaram cinco feridos ligeiros. Estão a ser combatidas por quase seis centenas de bombeiros.

Grande incêndio de Tomar dominado ao fim de 12 horas

Um incêndio de grandes dimensões que deflagrou esta terça-feira em Tomar, no distrito de Santarém, foi dominado após 12 horas de combate às chamas.

No terreno estão 582 bombeiros de várias partes do país, apoiados por 183 viaturas, de acordo com o ponto da situação avançado às 00h45 desta quarta-feira no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

As chamas que lavram no concelho de Tomar fizeram cinco feridos ligeiros. As vítimas são dois civis e três bombeiros, que sofreram queimaduras.

Os bombeiros têm centrado atenções na protecção das casas próximas das localidades por onde passa o fogo.

Arderam dois barracões agrícolas, havendo indicação de que o fogo poderá ter afectado "uma ou outra casa" sem que haja qualquer informação de que fossem habitadas, segundo o comandante de sala do CDOS de Santarém, Filipe Regueira.

A auto-estrada A23, que liga Torres Novas à Guarda, foi cortada pelas 18h00, entre o nó de Atalaia e o nó de Constância. Por volta da meia-noite, reabriu no sentido Torres Novas - Abrantes.

O perímetro do incêndio abrange os concelhos de Abrantes, Constância, Tomar e Vila Nova da Barquinha, de acordo com o comandante de sala do CDOS de Santarém.
 
Filipe Regueira explica que as chamas destruíram centenas de hectares de mato e de povoamento florestal, sobretudo pinhal e eucaliptal.
 
As corporações do distrito de Santarém estão a ser auxiliadas por reforços dos distritos de Lisboa (com dois grupos de combate), Setúbal e Évora (com grupos de reforço para ataque ampliado), Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Aveiro e Coimbra.