Emissão Renascença | Ouvir Online

Maria Barroso era "referência para todos os portugueses", diz Eanes

07 jul, 2015

Ex-Presidente da República Ramalho Eanes diz que os valores defendidos por Maria Barroso têm a ver com "todos os homens e com todas as mulheres que se preocupam humanisticamente com o homem".

Maria Barroso era "referência para todos os portugueses", diz Eanes
O ex-Presidente da República Ramalho Eanes recorda Maria Barroso, que faleceu esta terça-feira, como uma mulher "de cultura" e "uma mulher de carácter".

Era "uma mulher que se distinguiu pela sua acção cívica e política ousada, pela luta e pelos valores de inspiração cristã e que têm tudo a ver com democracia e com direitos", afirma Eanes à Renascença.

Para o ex-Presidente, estes valores pelos quais Maria Barroso lutou fazem dela uma referência "universal" e para todos os portugueses, independentemente da sua filiação partidária.

"É universal, deve ter a ver com todos os homens e com todas as mulheres, com todas as ideologias que se preocupam humanisticamente com o homem", sublinha.

"Sendo assim, isso faz com que ela seja uma figura que, tendo embora militado num partido, é uma referência não só para o Partido Socialista, mas para todos os portugueses, independentemente da sua filiação ou não filiação partidária", conclui Ramalho Eanes.

Maria Barroso morreu esta terça-feira, dia 7 de Julho, em Lisboa após um internamento de vários dias em estado de coma.