Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministra "empenhada" em recuperar helicópteros de combate a incêndios

24 jun, 2015

Quatro dos cinco Kamov estão avariados apesar de o Verão já ter começado. A questão foi levantada no Parlamento esta quarta-feira.

Pressionada para comentar as avarias que mantêm parados quatro dos cinco helicópteros Kamov de combate a incêndios, a ministra da Administração Interna disse esta quarta-feira, no Parlamento, que está fortemente empenhada em resolver o problema.

Anabela Rodrigues nada acrescentou, no entanto, àquilo que já tinha tornado público num comunicado emitido na semana passada.

Mandou investigar o que esteve na origem da inoperacionalidade dos meios e está ao mesmo tempo a tentar substituí-los.

"O ministério está empenhado em três objectivos: primeiro, o apuramento total das responsabilidades, através do inquérito que foi determinado ao IGAI", referiu.

"Depois, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil, está empenhado na recuperação das aeronaves que possam integrar o mais rapidamente possível o dispositivo; e, terceiro ponto, está empenhado na eventual contratação de meios adicionais, considerados do ponto de vista operacional, necessários para substituir os que estiverem em falta", concluiu.