Emissão Renascença | Ouvir Online

Montra de saídas profissionais este fim-de-semana na Exponor

09 abr, 2015

Vocacionada para a preparação de um percurso profissional e para a orientação dos estudos, a feira Qualifica visa melhorar as qualificações profissionais dos jovens, combater o desemprego e planear a transição do percurso escolar para o mercado de trabalho.

Arranca esta quinta-feira, na Exponor (Matosinhos), a 8ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego. Até domingo, são várias as propostas educacionais apresentadas para responder às necessidades dos jovens que querem entrar no mercado de trabalho.

A organização prevê que 20 mil pessoas visitem a feira, que está dividida em três áreas: saídas para o mercado de trabalho, ensino superior e centros profissionais e venda directa de produtos e serviços para jovens.

Há ainda um palco com diversos espectáculos, desfiles e apresentações.

A feira Qualifica 2015 conta também com um “Espaço Ensino”, onde as escolas dão a conhecer as suas ofertas curriculares, e com um “Espaço Institucional”, no qual estão presentes diversas entidades oficiais, como Ministério da Educação e Ciência, a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A Qualifica acolhe o programa Garantia Jovem, promovido pela União Europeia, que “pretende apresentar uma oferta de emprego, educação, formação ou estágio a todos os jovens até aos 30 anos que não se encontrem a estudar, trabalhar ou em formação, nos quatro meses após o momento em que deixem a educação formal ou fiquem desempregados”.

Com o intuito de melhorar o futuro das próximas gerações, o projecto europeu tem como objectivos-chave “melhorar as qualificações profissionais da população jovem, combater o seu desemprego e planear a transição do percurso escolar para o mercado de trabalho”, refere um comunicado.