Emissão Renascença | Ouvir Online

Leiria, Coimbra e Braga são as cidades mais quentes esta sexta-feira

06 mar, 2015

O céu está pouco nublado ou limpo, mas as ondas andam perigosas no Algarve. O fim-de-semana deve ser de sol em todo o país, mas as temperaturas mínimas são baixas.

As previsões do tempo para esta sexta-feira indicam céu pouco nublado ou limpo e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior. Leiria, Coimbra e Braga vão ser as cidades mais quentes do país, com os termómetros a chegar aos 22 graus de máxima, depois de registarem seis, oito e quatro de mínima, respectivamente.

O vento vai soprar em geral fraco do quadrante leste, mas moderado a forte no Algarve e nas terras altas. À noite, está previsto um acentuado arrefecimento, com formação de geada nas regiões do interior norte e centro, sendo que a mínima deve descer na região sul.

Assim, as temperaturas mínimas vão rondar os oito graus em Lisboa e no Porto, mas as máximas vão chegar aos 21 na capital e aos 20 no Porto.

Mais a sul, Faro amanhece com 10 de mínima e deve chegar aos 19 de máxima. Castelo Branco vê o sol nascer com menos um grau, mas o termómetro deve depois subir até aos 14 graus. Em Bragança, as temperaturas devem oscilar entre os dois e os 19 graus, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A acentuada diferença térmica deve manter-se durante o fim-de-semana, com o sol a brilhar durante o dia.

Aviso amarelo no mar do sul
O distrito de Faro encontra-se esta sexta-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de ondas altas, que podem chegar aos dois metros e meio.

Segundo o IPMA, o aviso vigora até às 15h00 de sábado e implica risco para determinadas actividades.

Apesar disso, as barras marítimas algarvias encontram-se abertas a toda a navegação, à excepção da de Faro, fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Também a barra de São Martinho do Porto, na parte marítima do concelho de Alcobaça, se encontra fechada a toda a navegação.