Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal não participa na Expo Universal de Milão

23 fev, 2015

Ministério da Agricultura justifica a decisão com o valor dos custos: cerca de oito milhões de euros. Confederação dos Agricultores de Portugal fala numa "oportunidade perdida".

Portugal não participa na Expo Universal de Milão

Portugal é um dos poucos países da União Europeia que vai estar ausente da Exposição Universal de Milão, que arranca em Maio e que tem como tema "Alimentar o Planeta, Energia para a Vida".

O Ministério da Agricultura e do Mar justifica a decisão com "os custos de ter um pavilhão próprio, estimado entre seis a oito milhões de euros", um valor ao qual seriam acrescentados "outros substanciais investimentos a uma necessária produção, dinamização e manutenção de um pavilhão durante seis meses", pode ler-se na notícia do "Público".

O tema da Expo é a alimentação, um dos sectores que mais têm empurrado as exportações nacionais. No ano passado, o país exportou 5450 milhões de euros de produtos agrícolas, em cru e transformados, registando um crescimento de 7,7% face ao ano anterior, o que consolidou o sector entre os três principais pilares do comércio nacional para o exterior.

A Confederação dos Agricultores de Portugal fala num "erro". Luís Mira, secretário-geral da CAP, não sabe "como foi possível ter deixado passar esta oportunidade" para um sector que tem revelado uma enorme capacidade de crescer nas exportações.

"Esta seria uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o potencial da nossa produção agrícola, principalmente nos sectores do azeite e do vinho, ou seja, alimentos essenciais da dieta mediterrânica, que hoje em dia são dois sectores de topo mesmo a nível mundial", defende, em declarações ao "Público".

Na Expo 2015 vão estar presentes 145 países. Da Europa apenas faltam os nórdicos, a Croácia e Portugal, contabiliza o jornal.