Emissão Renascença | Ouvir Online

Há equipas a "trabalhar 24 sobre 24 horas" para resolver problema nas certidões

28 jan, 2015 • Hugo Monteiro

Um problema informático está a afectar o sistema informático do Instituto dos Registos e Notariados.

O Governo espera resolver até ao final da semana os problemas que têm dificultado a emissão de certidões. Em resposta à Renascença, a Secretaria de Estado da Justiça reconhece haver um problema com o sistema informático do Instituto dos Registos e Notariados (IRN), que está a impedir a emissão de alguns documentos.

"Os trabalhos de reposição da informação decorrem ininterruptamente, com a afectação de equipas técnicas 24 sobre 24 horas, não tendo sido, contudo, possível evitar perturbações por impedimento temporário no acesso a alguns documentos", refere a nota, que confirma "constrangimentos no desempenho de aplicações informáticas de suporte aos registos".

Quem precisar de levantar uma certidão de nascimento, casamento ou óbito, pode não conseguir fazê-lo, sobretudo se for um documento recente. Há cerca de uma semana que uma falha no SIRIC, a plataforma informática do IRN, está a impedir algumas emissão.

O problema afecta, especialmente, assentos de nascimento, casamento e óbito de 2012 e 2013, explica à Renascença Rui Rodrigues, do Sindicato Nacional dos Registos.

A situação está a bloquear a emissão de alguns cartões do cidadão e a concretização de negócios jurídicos, como partilhas e até divórcios, processos que necessitam destas certidões.
 
Estes são problemas que se verificam há uma semana por todo o país e que trazem outra dificuldade para os funcionários do Instituto dos Registos e Notariado, que estão impedidos de introduzir averbamentos aos documentos que o sistema informático está a bloquear.