Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco avisa que problemas de Portugal não estão resolvidos

22 dez, 2014

Presidente da República pediu aos emigrantes para darem a conhecer Portugal nos países onde vivem e trabalham.

Cavaco avisa que problemas de Portugal não estão resolvidos
O Presidente da República defendeu que "é uma ilusão" pensar que os problemas se resolvem com "facilidade", pronunciou-se contra o "medo da mudança" e pediu aos emigrantes para darem a conhecer Portugal nos países onde vivem e trabalham.

No tradicional encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, em Cascais, Cavaco Silva lembrou que Portugal conseguiu uma transformação estrutural da economia, mas o futuro não pode ser um caminho de facilidades.

"Portugal tem ainda à sua frente grandes desafios muito exigentes. Portugal continua a enfrentar fortes restrições e ser-lhe-ão colocadas grandes exigências no futuro. É uma ilusão pensar que os problemas do país estão resolvidos. Tal como é uma ilusão pensar que os problemas podem ser resolvidos num contexto de facilidades", afirmou.

O chefe de Estado falava para os emigrantes portugueses e a quem pediu para darem a conhecer Portugal nos países onde vivem e trabalham. Mas também lhes solicitou para que ajudem os decisores políticos portugueses não adiar decisões. "É por isso que é fundamental que os decisores atuem com bom conhecimento da realidade, conhecendo bem as barreiras que o país tem que enfrentar, as restrições que estão á sua frente. Isso pressupõe uma informação credível e uma análise fundamentada", afirmou, no final do encontro que decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais.

Cavaco Silva sublinhou ainda os decisores não podem agir em "meros improvisos".

"Neste momento, manter as coisas como estão e ter medo da mudança é um dos riscos que nós cometemos, é um dos riscos que nós corremos. Penso que o Conselho da Diáspora pode-nos dar uma ajuda para que Portugal e os nossos decisores políticos não tenham medo de actuar e não adiem demasiado as decisões que são fundamentais tomar", afirmou.

O Conselho da Diáspora Portuguesa foi criado há dois anos, com o patrocínio de Cavaco Silva, conta actualmente com mais de 70 conselheiros de cerca de 20 países.