Emissão Renascença | Ouvir Online

Cantinas escolares abertas em período de férias

18 dez, 2014

Na Escola Básica do 1º ciclo da Ribeira, em Viseu, a iniciativa, pensada para crianças carenciadas, está também aberta aos familiares directos.

É uma iniciativa que se repete e alarga neste período de férias do Natal: um pouco por todo o país, as cantinas escolares continuam abertas para crianças carenciadas, mas também, nalguns casos, para familiares directos.

No concelho de Viseu, dez escolas abrem para o almoço. A ideia da Câmara é implementada pela primeira vez nas férias de Natal, mas na Escola Básica do 1º ciclo da Ribeira, a iniciativa já decorre há mais de um ano.

Estão de férias, mas há uma rotina que se mantém, almoçar na escola. Sentados à mesa os meninos falam de futebol, elas conversam sobre gostos culinários.
O almoço é peixe cozido, não agrada a todos, mas estar na escola para almoçar é do gosto de várias crianças.

A iniciativa de almoçar nas cantinas em período de férias está disponível também aos familiares directos destas crianças carenciadas, revela Almeida Henriques o autarca de Viseu.

“Algumas destas crianças deixariam de ter uma refeição decente nos próximos 15 dias e chegamos À conclusão que se passaria o mesmo com muitos dos seus familiares”, disse à Renascença.

Na escola da Ribeira, ainda não há familiares directos inscritos para refeições, mas já há 50 cabazes de Natal para entregar a famílias de crianças que aqui estudam.

A autarquia de Viseu vai distribuir também 700 cabazes de Natal, às famílias mais necessitadas, porta-a-porta.