Professores voltam a exame ainda este ano lectivo

18 nov, 2014

A Fenprof acusa o ministério de estar a preparar, em segredo, uma nova edição da prova para evitar a contestação dos docentes.

Professores voltam a exame ainda este ano lectivo
O ministro da Educação garante que a prova de avaliação imposta aos professores com menos de cinco anos de serviço vai ser feita este ano lectivo, mas não diz quando.

“A prova tem periodicidade anual e, portanto, está a ser preparada para este ano lectivo”, avançou Nuno Crato quando questionado pelos jornalistas à margem de um evento no Centro Cultural de Belém. Contudo, não quis avançar uma data, nem um local para a sua realização.

O ministro da Educação também não confirmou se a prova será feita na manhã de sábado do dia 20 de Dezembro numa faculdade, tal como avança a Federação Nacional dos Professores.

A Fenprof acusou o ministério de estar a preparar, em segredo, uma nova edição da prova para evitar a contestação dos docentes da Prova de Avaliação de Capacidades e Conhecimentos, tendo já sido reservadas instalações para o efeito.

Condenados ao desemprego
A Fenprof reitera a oposição à prova, defendendo que a qualidade do ensino deve ser garantida através de "uma exigente formação inicial" e de "uma adequada formação contínua".

Para o ministério, trata-se de recrutar os melhores professores para o sistema, mas para os sindicatos da Fenprof e organizações independentes que têm defendido os professores contratados, o que está em causa é a eliminação de postos de trabalho, através de uma prova que consideram injusta e desajustada da realidade.

Os sindicatos da Fenprof tentaram impugnar a prova em tribunal, mas esta acabou por se realizar, sempre envolta em contestação.

No ano passado, a federação reportou mais de 1.500 denúncias de professores contratados que fizeram a prova de avaliação docente, dando conta de irregularidades cometidas, em alguns casos, pela própria Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), acusações que o ministério rejeitou.