Lisboa quer privatizar, o Porto ainda não. Autarcas exigem respostas diferentes para o metro

22 out, 2014

António Costa pede paz social nos transportes. Rui Moreira continua insatisfeito com o caderno de encargos da subconcessão da STCP e do Metro do Porto.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, pede paz social nos transportes e afirma que quer manter a concessão do Metropolitano.

Costa diz ainda que, no que toca a concessões, o Governo não pode contrariar Lisboa, tal como aconteceu no Porto. São casos diferentes, diz Costa.

“Aquilo que o Estado deve fazer é respeitar as diferenças e a liberdade de opção de cada município para se organizar de determinada forma”, defende o autarca de Lisboa, sublinhando: "O Governo não pode dizer a Lisboa que não pode ser como quer por causa do Porto e vice-versa”.

António Costa encontrou-se, no Porto, com Rui Moreira, que, por sua vez, voltou a mostrar insatisfação com o caderno de encargos da subconcessão da operação e manutenção da STCP e do Metro do Porto, lançado no início de Agosto.

“Depois de muitas perguntas e alterações, o município do Porto continua a não encontrar resposta para a forma como a rede é posta a concurso. Esta não é a rede que serve os cidadãos do Porto”, disse o presidente da câmara portuense.